Para muitas pessoas as datas comemorativas do fim de ano lembram alegria, família e amigos reunidos, roupa nova e bastante comida à mesa. Para outras, são dias comuns, enfrentando dificuldades, como fome e falta de abrigo. Muito mais que enfeites e árvores coloridas, o espírito de Natal é sinônimo de solidariedade. Quem reserva esse momento para realização de boas ações está fazendo bem, para si próprio e, em seguida, para o outro. Esse é o maior ensinamento deixado por Jesus, o aniversariante:
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”
Com toda comemoração religiosa, o Natal é rico em símbolos e marca a grande festa de solidariedade universal. A festa do Cristianismo é comemorada em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria. O Natal cultiva nas pessoas sentimentos muitas vezes esquecidos, como o amor ao próximo. Historicamente, não se tem certeza a respeito da data do nascimento de Jesus, mas um acontecimento tão importante como o nascimento de Jesus, mas um acontecimento como a vinda do filho de Deus merecia ser lembrado numa ocasião especial, de modo que todos facilmente incorporem o costume de celebrá-la. Segundo a bíblia, o Natal é verdadeiramente o nascimento de Cristo, que nasceu para seguir um plano traçado pelo próprio Deus, onde o Cristo pudesse morrer para que a humanidade fosse justificada pelos pecados.
A solidariedade é um ato de bondade com as pessoas. Seja ajudando alguém menos favorecido que você ou seja tendo empatia com um colega, você já está sendo solidário! Tratar com importância a existência do outro é a essência desse ato.
Faça a diferença nesse Natal!