A homeopatia está baseada na ideia de que uma substância que causa um sintoma pode ser utilizada para tratar as manifestações e a doenças, estimulando o corpo a se curar. Nela, o objetivo do médico homeopata é reequilibrar o organismo em profundidade e não apenas tratar os sintomas. Praticada por médicos, homeopatas e outros profissionais de saúde, e usada por quase 200 milhões de pessoas em todo mundo, a homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e pelo Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira em 1990.
Essa técnica terapêutica que trata as doenças por semelhanças, é um conceito criado em 1796, pelo médico Samuel Hahnemann, e neste artigo, vamos esclarecer no que consiste a homeopatia, seus princípios, seu método, os diferentes tipos de diluição, sua eficácia, seus benefícios… Segundo Hahnemann, o corpo humano tem a capacidade de se curar, e que é mais útil encontrar uma maneira de estimular o processo de autocura do organismo do que focar em saber a causa da doença.
A HOMEOPATIA
A homeopatia é um método terapêutico que consiste em prescrever ao paciente, de forma fortemente diluída e energizada, uma substância capaz de produzir distúrbios semelhantes aos que este paciente apresenta.
OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA HOMEOPATIA
O PRINCÍPIO DA SIMILITUDE
Princípio que se constitui no pilar da homeopatia, onde “semelhante cura semelhante”. Ou seja, uma substância administrada em um indivíduo saudável causaria sintomas e essa mesma substância teria a capacidade de curar esses mesmos sintomas, quando os mesmos ocorrerem em um indivíduo doente.
A LEI DA INDIVIDUAÇÃO
Na homeopatia, as características individuais são muito importantes, pois compreende que cada indivíduo reage de forma diferente, pois isso dependendo de sua constituição.
O PRINCÍPIO DA DILUIÇÃO INFINITESIMAL
A substância ativa pode ser vegetal, animal ou mineral. Em princípio, ela é macerada em um líquido composto de água e álcool etílico, que posteriormente é filtrada para obter uma tintura-mãe. Segundo Hahnemann, ao diluir as substâncias, o princípio ativo é perdido, no entanto, esse princípio pode ser reativado agitando a solução várias vezes, fase de “dinamização”, o que teria o efeito de aumentar o potencial do produto, apesar de sua baixa concentração, e torná-la uma solução curativa.
TIPOS DE DILUIÇÃO
Quanto mais o paciente apresentar sintomas semelhantes aos das indicações do medicamento homeopático, mais diluída deve ser a solução. CH (Diluição Centesimal Hahnemanniana, mais comum)
Baixas diluições: de 1 a 5 CH. Seu uso pode ser frequente e durável ao longo do tempo.
As diluições médias: de 6 a 9 CH. Estes permitem reequilibrar as funções fisiológicas. Eles podem ser usados por algumas semanas.
Altas diluições: de 10 a 30 CH. Não devem ser usados com frequência, pois atuam em profundidade e de forma duradoura.
OS BENEFÍCIOS DA HOMEOPATIA
Geralmente o tratamento requer longo prazo, regularidade e disciplina, mas são medicamentos extremamente eficazes em problemas crônicos, e que não tem restrições ao ser ter seu uso aliado a medicina convencional. A homeopatia pode tratar:
FIBROMIALGIA
Traz benefícios para pacientes com fibromialgia, tais como a redução da dor após tratamento com ARNICA MONTANA e RHUS TOX, também a redução da dor nos tornozelos, joelhos, região lombar, ombros e pulsos.
DORMIR MELHOR
São bons os resultados da homeopatia no tratamento da insônia. Além disso, foi constatada melhora na qualidade do sono e redução no número de despertares durante a madrugada. A vantagem desse tratamento é que não causa dependência física e não provoca efeitos colaterais. Além disso, ajuda o corpo a retomar os hábitos de um sono saudável.
PERDA DE PESO
Alguns medicamentos homeopáticos promovem a perda de peso por meio de sua ação direta na causa do excesso de peso, como estilo de vida, perdas, relações de trabalho e familiares, estresse), e por seu efeito drenante. O homeopata, visa corrigir o funcionamento do corpo como um todo e reequilibra-lo, o que é fundamental para sumir o famoso efeito sanfona.
RESFRIADO
O principal tratamento homeopático contra gripe ou resfriado, é preventivo. No entanto, caso a pessoa já tenha o vírus, existem vários remédios homeopáticos para o tratamento do resfriado. A indicação do remédio depende dos distúrbios presentes e de suas características,
OUTRAS INDICAÇÕES PARA HOMEOPATIA
REDUZIR OS EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO DO CÂNCER
A homeopatia minimiza ou elimina totalmente os efeitos colaterais mais comuns do tratamento de câncer, tais como náuseas, vômitos, falência de órgãos e perda de cabelo. Além disso, também reduz a inflamação da boca induzida pela quimioterapia, bem como uma redução da hiperpigmentação e calor da pele induzido por radioterapia.
CONTRIBUEM PARA A RESTAURAÇÃO DAS FUNÇÕES INTESTINAIS NO PÓS-OPERATÓRIA
Reduz o tempo necessário para que as contrações intestinais voltem ao normal.
REDUZIR O TEMPO DE INFECÇÃO DE INFLUENZA
Um tratamento homeopático, oscillococcinum, reduziria o tempo de infecção de influenza. No entanto, não é eficaz na prevenção.
DISFUNÇÕES NA TIREOIDE
Nos casos de hipo ou hipertireoidismo, o tratamento homeopático pode entrar como um coadjuvante, auxiliando na diminuição da medicação convencional. O que requer trabalho em conjunto dos especialistas.
REDUZIR OS SINTOMAS DA ASMA CRÔNICA
A homeopatia pode ajudar a reduzir a gravidade dos sintomas da asma.
PREVINA DORES DE CABEÇA E ENXAQUECAS
A homeopatia proporciona alívio nas dores de cabeça e enxaquecas. Além de reduzir o consumo de analgésicos, bem como a frequência, intensidade e duração de suas enfermidades.
MELHORAR OS SINTOMAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE
A homeopatia pode ter efeitos positivos sobre os sintomas da depressão, e sendo tão eficaz como o Diazepam e benzodiazepínicos, é também bastante eficaz no tratamento de distúrbios de nervosismo e ansiedade, com a vantagem de não causar efeitos colaterais nem causar dependência.
REDUZIR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA
Pode reduzir potencialmente a frequência e intensidade das ondas de calor, fadiga, alterações de humor e ansiedade em mulheres na pós-menopausa, melhorando sua qualidade de vida.
ALIVIAR A TPM
A homeopatia auxilia a mulher a lidar com a tensão pré-menstrual, fazendo uso de medicamentos que podem regular os hormônios e aliviar as cólicas menstruais.
REDUZIR OS SINTOMAS EM PACIENTES COM HIV
Aumento da qualidade de vida, menos efeitos colaterais decorrentes do uso de medicamentos industrializados e redução da possibilidade de depressão. Estudos científicos mostraram resultados positivos também sobre o número de linfócitos T, a porcentagem de gordura corporal e os sintomas de estresse em indivíduos com HIV.
Geralmente, os medicamentos têm a forma de pequenos comprimidos para serem colocados sob a língua. No entanto, pode vir também como géis, pomadas, gotas. A prescrição costuma ser personalizada e não é incomum que dois pacientes com os mesmos sintomas recebam tratamentos diferentes.
SOLUMEDI
Consultas medicas e exames que cabem no seu bolso!